Esta funcionalidade é utilizada pelos gestores de auditoria da Instituição, permitindo o cadastro do relatório de auditoria e registrando também todas as constatações e recomendações associadas. Finalizado o cadastro do relatório, o sistema disponibiliza ainda a opção de associar determinada unidade para o envio de notificações acerca do relatório cadastrado.
Para realizar esta operação, acesse o SIPAC → Módulos → Auditoria e Controle Interno → Auditoria → Controladoria Geral da União (CGU) → Cadastrar Relatório de Auditoria.
O sistema exibirá a seguinte tela:
Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme na janela que será apresentada pelo sistema. Esta operação é válida para todas as telas que apresentem esta função.
Para retornar à página inicial do módulo, clique no link . Esta opção é válida sempre que a função estiver disponível.
Na tela acima, os seguintes dados deverão ser preenchidos para continuar com o cadastro do relatório de auditoria. São eles:
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Número: Informe o número de cadastro que referenciará o relatório;
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Ano: Informe o ano de referência;
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Ano de Exercício: Informe o ano de exercício;
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Situação: Selecione a situação desejada dentre as opções listadas pelo sistema;
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Unidade Jurisdicionada: Selecione a unidade desejada a partir das opções listadas pelo sistema ao inserir o código ou denominação da mesma;
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Tipo: Selecione o tipo do relatório entre as opções Relatório de Auditoria Especial, Relatório de Auditoria de Acompanhamento e Relatório de Auditoria de Gestão;
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Comunicação Expedida: Digite, caso deseje, a comunicação expedida referente ao relatório de auditoria;
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Prazo: Indique a data do prazo do relatório de auditoria;
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Introdução: Digite a introdução do relatório de auditoria no espaço em branco que é fornecido.
O preenchimento dos demais campos exibidos na tela acima é de caráter opcional. Para o preenchimento de campos que exigem datas, utilize o calendário virtual exibido ao clicar no ícone ou digite-as nos campos específicos. Esta ação será válida sempre que o ícone for disponibilizado.
Se desejar anexar um arquivo ao relatório que está sendo cadastrado, clique em . A tela será reconfigurada da seguinte forma:
Clique em Selecionar Arquivo para indicar o documento que será anexado e informe a Descrição do arquivo. Feito isso, clique em Anexar e o arquivo será listado na seção Anexos, conforme mostrado na tela abaixo:
Para remover o anexo enviado, clique no ícone e confirme a ação na caixa de diálogo mostrada abaixo:
Clique em OK para confirmar, ou em Cancelar caso desista de prosseguir. Optando pela confirmação, o arquivo anexado deixará de ser listado.
Retornando à tela de cadastro do relatório de auditoria, exemplificaremos esta ação informando os seguintes dados:
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Número: 258123;
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Ano: 2012;
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Ano de Exercício: 2011;
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Situação: ENTREGUE;
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Unidade Jurisdicionada: UFRN (11.00);
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Tipo: Relatório de Auditoria de Gestão.
Após definir todos os dados solicitados pelo sistema, clique em Cadastrar para concluir esta etapa. A seguinte página será fornecida, acompanhada pela mensagem de sucesso abaixo:
A partir desta etapa, será necessário efetuar o cadastro de uma Constatação a ser associada ao relatório cadastrado. Para isso, selecione o Assunto da constatação, seu Número e Descrição. Para visualizar o campo para cadastro de Recomendações, clique em . A página será configurada para o seguinte formato:
Para o cadastro da recomendação, informe o Número, Prazo e Descrição da mesma. Após preencher os campos com os dados desejados, clique em Inserir para registrar a recomendação, a qual passará a ser visualizada na página do seguinte modo:
Se desejar alterar a recomendação cadastrada, clique no ícone . Caso opte por remover o item, clique no ícone e confirme a ação na seguinte caixa de diálogo:
Clique em OK para confirmar a remoção. A recomendação será excluída da constatação.
Para finalizar o cadastro da Constatação, clique em Cadastrar Constatação. A mensagem de sucesso que confirmará esta ação será gerada na seguinte página:
Para visualizar as constatações cadastradas para o relatório de auditoria, clique no ícone . Se desejar alterar alguma definição dada no cadastro da constatação, clique no ícone . A página a seguir será disponibilizada:
Insira as novas definições solicitadas para o cadastro da constatação conforme descrito anteriormente neste manual. A alteração ou remoção de recomendações também poderá ser executadas de acordo com as instruções fornecidas anteriormente.
Modifique os dados que julgar necessários e clique em Alterar Constatação para finalizar a etapa. A mensagem de sucesso abaixo será vista no topo da página:
De volta à tela onde a mensagem de sucesso referente ao cadastro da constatação é exibida, clique no ícone para removê-la. Confirme a ação na caixa de diálogo abaixo:
Clique em OK para confirmar a remoção do item. A seguinte mensagem de sucesso será gerada:
Novamente na tela onde a mensagem de sucesso do cadastro da constatação é exibida, clique em Notificar para notificar unidades que possam se interessar pelo relatório de auditoria cadastrado nesta operação. Esta função encontra-se descrita no manual Notificar, listado em Manuais Relacionados, no final desta página.