O Projeto Integra foi elaborado a partir da necessidade de integração dos diferentes sistemas em uso no IFAC, visando ampliar a integração dos campi, padronizando os procedimentos adotados em todas as unidades. Para tanto, o projeto prevê a implantação do Sistema Integrado de Gestão (SIG), cuja função é administrar informações e procedimentos de diferentes áreas funcionais, como recursos humanos, patrimônio, administrativo e acadêmico, propiciando integração dessas informações, de forma que possam ser manipuladas e gerenciadas de maneira eficiente e segura.

O sistema se divide em três subsistemas:

SIGAA – Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas
Informatiza os procedimentos da área acadêmica através dos módulos de: graduação, pós-graduação (stricto e lato sensu), ensino técnico, submissão e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, submissão e controle de ações de extensão, submissão e controle dos projetos de ensino (monitoria e inovações), registro e relatórios da produção acadêmica dos docentes, atividades de ensino a distância e um ambiente virtual de aprendizado denominado Turma Virtual. Dispobiliza ainda portais específicos para: reitoria, professores, alunos, tutores de ensino a distância, coordenações lato-sensu, stricto-sensu e de graduação e comissões de avaliação (institucional e docente) [Visão geral do SIGAA].

SIPAC – Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos
Oferece operações fundamentais para a gestão das unidades responsáveis pelas finanças, patrimônio e contratos, sendo, portanto, atuante nas atividades meio da instituição. Integra totalmente a área administrativa desde a requisição (material, prestação de serviço, suprimento de fundos, diárias, passagens, hospedagem, material informacional, manutenção de infraestrutura) até o controle do orçamento distribuído internamente. Além das requisições e do controle orçamentário, o SIPAC controla e gerencia: compras, licitações, boletins de serviços, liquidação de despesa, manutenção das atas de registros de preços, patrimônio, contratos, convênios, obras, manutenção do campus, faturas, bolsas e pagamento de bolsas, abastecimento e gastos com veículos, memorandos eletrônicos, tramitação de processos dentre outras funcionalidades. Por tudo isso, esse sistema representa grande avanço para a administração universitária, uma vez que permite o controle refinado dos procedimentos administrativos, os vinculado, inclusive, ao orçamento distribuído no âmbito interno [Visão geral do SIPAC].

SIGRH – Sistema Integrado de Gestão e Recursos Humanos
Informatiza os procedimentos de recursos humanos, tais como: marcação/alteração de férias, cálculos de aposentadoria, avaliação funcional, dimensionamento de força de trabalho, controle de frequência, concursos, capacitações, atendimentos on-line, serviços e requerimentos, registros funcionais, relatórios de RH, dentre outros. A maioria das operações possui algum nível de interação com o sistema SIAPE (sistema de âmbito nacional), enquanto outras são somente de âmbito interno [Visão geral do SIGRH].

O SIG é desenvolvido e utilizado há mais de oito anos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e esta sendo implantado no IFAC com apoio da empresa ESIG Software e Consultoria em TI.

O projeto Integra é o marco de unificação e consolidação dos procedimentos e informações do IFAC, representando uma ferramenta de auxílio no controle e na tomada de decisão. Todos os setores da instituição serão beneficiados, pois terão maior domínio sobre seus processos, o que proporciona resultados mais precisos e confiáveis, conforme a transparência exigida no serviço público.

Benefícios

Apesar da relativa complexidade, o Sistema Integrado de Gestão (SIG) será capaz de trazer benefícios a curto e longo prazo. Confira abaixo alguns deles:

  • Informações integradas e atualizadas, otimizando o uso do tempo e esforços dos servidores;
  • Facilidade de acesso, não só para quem alimenta o sistema, mas para qualquer interessado em obter dados ligados à instituição;
  • Maior rapidez e eficácia na tomada de decisões gerenciais, que estarão subsidiadas pelas informações precisas do sistema;
  • Integração do IFAC entre suas diversas unidades, que além de atuarem conjuntamente na alimentação dos sistemas, terão maior conhecimento de suas realidades, fortalecendo a identidade institucional e ampliando o intercâmbio interno.