Cadastrar Relatório de Auditoria (AUDIT)

Esta funcionalidade permite ao usuário cadastrar um relatório de auditoria. Após o cadastro do Relatório de Auditoria (AUDIT) será apresentado o formulário para cadastro das Constatações.

Para utilizá-la, acesse o SIPAC → Módulos → Auditoria e Controle Interno → Auditoria → Auditoria Interna (AUDIT) → Cadastrar Relatório de Auditoria.

A seguinte tela será apresentada:

 Figura 01: Dados do Relatório de Auditoria

Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme a ação na caixa de diálogo que será exibida posteriormente. Esta operação será válida sempre que a função for apresentada.

Clique em  para retornar ao menu inicial do módulo.

Nesta tela, o usuário deverá informar os seguintes dados para o cadastro do relatório de auditoria:

  • Número: Deverá informar um número para cadastro do relatório;
  • Ano: Deverá informar o ano de cadastro do relatório de auditoria;
  • Ano de Exercício: Informe o ano de exercício do relatório;
  • Situação: Selecione a situação do relatório, entre as opções disponíveis: ENTREGUEJULGADO ou SOBRESTADO;
  • Unidade Jurisdicionada: Corresponde a unidade sobre a qual o relatório de auditoria irá tratar. Digite o nome da unidade e o sistema oferecerá uma lista de nomes para a seleção. Caso queira poderá clicar no ícone  para mais informação. Esta função é válida sempre que estiver presente;
  • Tipo: Deverá selecionar o tipo do relatório, selecionando entre as opções disponibilizadas pelo sistema;
  • Introdução: É necessário informar a introdução descrevendo o assunto do relatório;
  • Unidade: Informe o código ou digite o nome da unidade e o sistema oferecerá uma lista para a seleção. Clicando no ícone  o usuário adiciona a unidade no relatório;
  • Observações: Se desejar, poderá apresentar observações.

Utilize o ícone  para anexar arquivos ao relatório. Um novo item será exibido na tela, conforme mostrado abaixo:

 Figura 02: Anexar arquivo

Para anexar o Arquivo, clique em Selecionar Arquivo e busque, na máquina em uso, o arquivo ao qual deseja inserir. Informe a Descrição deste e, em seguida, clique em Anexar. O arquivo será inserido logo abaixo no item Anexos, conforme mostrado na tela anterior.

Caso deseje remover a Unidade selecionada ou o Arquivo anexado, clique no ícone . Uma caixa de diálogo será exibida para a confirmação da operação e o arquivo será automaticamente excluído do relatório.

Se desejar ocultar o item Anexar Arquivo, clique no ícone .

Exemplificaremos utilizando o Número 1293; o Ano 2011; o Ano de Exercício 2012; a Situação ENTREGUE; a Unidade Jurisdicionada UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (11.00); o Tipo Relatório de Auditoria de GestãoIntrodução Os trabalhos apresentados foram realizados com base nos testes e análises coletadas ao longo do exercício e a Unidade SUPERINTENDÊNCIA DE INFORMÁTICA (11.35). Em anexar arquivos, selecionaremos o Arquivo ScreenShot021.png e a Descrição Relatório anexado.

Após preencher os dados de cadastro do relatório, clique em Cadastrar para prosseguir com a operação. A seguinte mensagem de sucesso será emitida juntamente com a tela para o cadastro de constatações:

 Figura 4: Mensagem de Sucesso

No item Constatação, o usuário deverá informar o Assunto da constatação, o Número e a Descrição. Utilizaremos como exemplo o Assunto SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO; o Número1; e informaremos a Descrição Relatório emitido para a constatação do estado da unidade em relação à Legislação de Segurança e Saúde do Trabalho.

Utilize o ícone  para exibir as Recomendações já cadastradas ou inserir novas Recomendações para a Constatação. A página abaixo será apresentada:

 Figura 04: Inserir recomendações

Para inserir recomendações, o usuário deverá informar o Número da recomendação; o Prazo, digitando a data no local indicado ou utilizando o calendário exibido ao clicar no ícone ; e a Descrição. Exemplificaremos com o Número3; o Prazo20/11/2011; e informaremos a Descrição . Feito isso, clique em Inserir. A recomendação será inserida, conforme mostrado abaixo:

 Figura 05: Recomendações inseridas

Caso deseje Alterar os dados das recomendações já cadastradas, clique no ícone . Isso permitirá a alteração de todos os dados cadastrados. No exemplo, iremos alterar o Prazo para 01/12/2011 e a tela a seguir será mostrada:

 Alteração de recomendações

Após alterar os dados desejados, clique em Alterar.

Para ocultar Recomendações, clique no ícone .

Caso deseje Remover as recomendações, utilize o ícone e a caixa de diálogo será emitida para confirmar a operação.Após a confirmação o dado será automaticamente excluído do relatório.

Para finalizar o cadastro da constatação, clique em Cadastrar Constatação. O sistema emitirá a seguinte tela com a mensagem confirmando o sucesso da operação: Figura 09: Enviar Relatório

Nesta tela, o usuário poderá voltar a fazer alterações na constatação antes do envio.

Clique em Enviar e uma mensagem confirmando o envio será mostrada.