Médio/Técnico – A turma de entrada selecionada excedeu sua capacidade

Mensagem de erro: A turma de entrada selecionada excedeu sua capacidade

Ao tentar efetuar a matrícula de um novo aluno repetente, o sistema não permite, e exibe a mensagem que a turma de entrada excedeu sua capacidade.

Esse erro acontece quando se esta tentando matricular um discente em uma turma de entrada na qual já se esgotou a quantidade ofertadas. Nesse caso específico, a turma tem somente 35 vagas e todas já estão preenchidas:

Para ajustar a quantidade de vagas ofertadas, um membro com o perfil de Gestor/Técnico (como o Diretor de Ensino), deve seguir o seguinte caso de uso:

• SIGAA > Médio/Técnico > Curso > Turma de Entrada (Turma de Alunos) > Listar/Alterar

Alterando a quantidade de vagas ofertadas, será possível matricular o discente na turma de entrada.

Vale lembrar que a capacidade da turma é diferente da capacidade da turma de entrada.

O valor em Capacidade da Turma é justamente porque os componentes também são ofertados em outros cursos, portando alunos desses outros cursos poderiam utilizar as vagas restantes, por exemplo.