Médio/Técnico – Renovação de matrículas de alunos repetentes

Erro de Validação ao tentar renovar a matrícula de alunos repetentes

Ao tentar renovar a matrícula de alunos repetentes, o sistema não permite a renovação da matrícula e emite erro conforme imagem abaixo:

1. Embora as mensagens de erro acima não ajudem de fato a entender o problema, neste caso específico o discente ainda estava com uma disciplina na situação de matriculado no módulo anterior, por isso o sistema informava os erros de validação.
  2. Isso também pode acontecer caso o discente não tenha matrícula em módulo cadastrado na base de dados se as matrículas dele tiverem sido migradas ou implantadas no histórico

Para resolver este problema, foi inserido uma validação para verificar se todas as matriculas do módulo anterior do discente foram concluídas, caso não tenham sido é informado uma mensagem dizendo que a situação do modulo anterior é inválida para renovação. Nesse caso é necessário emitir o histórico do discente para cadastrar a matrícula no módulo para conseguir realizar a renovação.